quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Nordestino, o Filho Amado da Cidade De São Paulo .

O mundo do samba vem sendo palco de um acontecimento nada agradável nos últimos dias.A Acadêmicos do Tucuruvi que irá para a avenida em 2011 com o enredo; OXENTE, O QUE SERIA DA GENTE SEM ESSA GENTE? .... SÃO PAULO A CAPITAL DO NORDESTE! está abalada sob ameaças a sua comunidade.

Foram enviados e-mails com teor preconceituoso devido a homenagem ao povo nordestino, tudo isso graças a imbecilidade do ser humano de se achar superior a outro somente por ter nascido em uma região diferente da região de nascimento do outro.O preconceito é equivalente aos motivos que geraram a segunda guerra mundial, onde Hitler incendiava o ego Alemão alegando que sua raça era superior a raça judaica e que por esse motivo os Judeus mereciam o extermínio.

De fato alguns paulistanos pregam esse tipo de segregação, porém, a miscigenação criou um elo fortíssimo entre todas as regiões desse país.O Brasil é a verdadeira arca de Noé, só aqui Israelenses e Palestinos convivem como irmãos, o mundo se mistura aqui!

A migração nordestina ocorreu não por simples desejo, mas por necessidade.Vinham em condições precárias, em caminhões abarrotados de pessoas, chamados popularmente de pau de arara em excursões que traziam para eles uma nova esperança.Para eles São Paulo era sinônimo de oportunidades e de condições de vida no mínimo decentes.Fugiam da seca e ansiavam pela chuva, a sede saciada facilmente aqui era e ainda é um fantasma que assombra a região.

São gente como a gente e merecem sim respeito, assim como todo ser humano. Aplaudo a escola de samba pela atitude de homenagea-los e sobre tudo pela coragem em registrar a denuncia, já que muitas vezes as pessoas preferem ficar caladas em meio a uma discriminação, seja ela regional, racial ou por opção sexual.

Infelizmente é cada dia mais comum ataques a seres humanos por motivos banais, diferenças de opinião ou por um gosto muito estranho de ver o outro sofrer, essas atitudes primitivas demonstram um ser que ainda não evoluiu, não acompanhando o crescimento intelectual da humanidade.

Obrigado Nordeste, pelos seus filhos tão guerreiros contribuírem para o crescimento e desenvolvimento da locomotiva de negócios que é a capital paulista, vocês fazem parte da História dessa megalópole que pulsa o Somos todos irmãos e devemos aceitar ao próximo assim como ele nos aceita, independente de nossas origens ou opções.

Vamos usar a hastag #NaoAoPreconceito no Twitter como forma de apoio a todos os nordestinos de nossa querida Capital

 

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Colheitas …

Não sei explicar o que acontece dentro de mim nesse momento.Nunca me senti tão pleno em toda minha existencia.Logo eu, tão depressivo e tão melancolico fui contemplado com um ano técnicamente perfeito.Costumo dizer que a vida é uma escola de samba e a minha esse ano deu um show, passou na avenida com um desfile minuciosamente desenhado para o sucesso e para a minha surpresa termino o ano grato ao mundo.

Passo a passo o cenário foi montado, tudo se construindo sem o menor esforço em uma sinergia incrivel.Comecei o ano aonde mais amo , em meu Vai-Vai e aquela bateria parece que lavou o mal pra longe e trouxe prosperidade, o que não servia foi jogado fora, o que me faz bem foi colocado em destaque e hoje posso dizer : 2010 foi o melhor ano da minha vida até agora, termino cheio de planos de continuidade, com cada tropeço uma lição , para cada machucado um remédio

Feliz 2011

“Segura seu santo seu moço seu santo é de barro, que estrago dei volta no mundo e voltei pra ficar… “

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dezembro …

E chega o tão temido final de ano.Pra mim a pior época de todas, as incertezas, o futuro, as ilusões , tudo vem a tona. O fim do ciclo chegou e agora ? Um ano e meio de dedicação e o castelo se desmonta.Não terei mais aquele sorriso sincero dos meus amigos todas as tardes, os calorosos abraços e nem as lágrimas, tudo acabou.

Aprendi muito com todos e aprendizados para  a vida, sou uma nova pessoa, aberto a possibilidades que antes eu nem sonhava.Esse ano marcou minha vida, o Rocha Marcou a minha vida…

Vou embora om um sentimento de dever cumprido, me superei, larguei a timidez num canto e me joguei pra vida e não me arrependo.O novo Kilber agora é seguro e tem um caminho a seguir.

Quando sai do Borges tudo era mais incerto ainda, cai no chão me espatifei, tudo por não saber me planejar e achar que o ócio era minha melhor opção. Ledo engano, quem diria que eu era exatamente o contrario do que eu mostrava ser, e quem diria que o menino preguiçoso adorava a rotina e o trabalho.

Agradeço a todos que fizeram parte desse ciclo e espero que me ajudem a construir o próximo, um ciclo é a base para outro e assim erguemos o prédio da vida, de andar a andar , tijolo por tijolo …

Sexta possivelmente terá mais sentimentalidades, caso não queira saber do meu peito dilacerado não visite o blog até o passar das festas de final de ano …

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Dia da Bandeira

Alguem reparou que o dia da bandeira passou ?

Pois é, como uma nação patriota deixamos a data passar despercebida aos nossos olhares, só pra variar.A patria de chuteiras da mais valor a uma bandeira de um time de futebol do que a sua propria.

Convido a todos a uma reflexão sobre nosso país. Todos sabemos que o periodo vivido é de mudanças, as taças do apocalipse foram despejadas e quase tudo esta consumado, corre nas rodas de discussões teológicas que o país do futuro é o nosso.Sim isso mesmo, nosso país tão cansado e mal tratado é o centro da evolução da nova era.

Pouco me importa qual a sua religião, o importante é prestar atenção nos fatos.

O Brasil é como se fosse uma espécie de arca de noé, aqui todas as raças da humanidade se juntaram em um território passaram a conviver em paz e se missigenaram.Se isso não te basta para te convencer temos as recentes crises onde nós passamos pela crise por cima, temos petróleo em um tempo de escacez, e o mais importante temos muita, muita aguá. O trabalho para tornar o país evoluido e fazer o Brasil tomar seu caminho é coletvo e passa pela valorização da nação.

Não adianta enaltecer o exterior, é necessário adentrar no profundo mistério de nosso país e coloca-lo nos trilhos da evolução para que assim o Brasil cumpra o seu papel.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Insônia

Nessa noite tão especial não me senti tão solitário, a insônia veio me acompanhar, deitou-se ao meu lado e não foi embora… Como resultado de uma noite não dormida cá estou mais uma vez.

Muitos são os assuntos que tenho vontade de tratar nas pouca é a coragem de buscar palavras para tal feito. ENEM , saída do jornal da igreja católica, mais uma visita a fantástica bienal de São Paulo , Show da Norah Jones , entre outros assuntos poderiam pautar esse texto mas não, senti vontade de falar sobre minha insônia por mais idiota que ela pareça a você , caro leitor, a mim ela intrigou bastante.

Sou meio filho da noite, adoro ficar acordado até altas horas mas tenho meus limites que gosto de seguir , não passar das 2 da madrugada por exemplo, hoje em especial não o cumpri.Já fiz isso outras vezes mas sempre problemas rondavam minha mente a ponto de não me tirar o sono mas tirar a concentração que eu necessitava para dormir.Hoje não, estou estruturado emocionalmente , não estou preocupado com o ano vindouro , muito menos lamentando o ano que passou.Apenas estava em uma luta com minha concentração para dormir.Nenhum pensamento vinha para minha cabeça, até mesmo pensar estava difícil , eu só queria dormir.

Tudo me parece tão chato , inclusive esse texto ….

sábado, 16 de outubro de 2010

Pela Paz

Muitos questionam sobre a suposta descendência do homem, as suposições são diversas passando desde contos religiosos até teorias como a de Charles Darwin da evolução das espécies que estamos cansados de ouvir nas salas de aula do nosso país.

Se tudo isso é verdade não sei, mas que o homem carrega muitas vezes consigo um resquício dos seres selvagens isso não resta dúvidas, no entanto não culpo os animais por serem selvagens, eles dependem disso para sobreviver, já o homem alimenta seu lado selvagem com as mais repugnantes desculpas para partir para a pancadaria.Vivemos em um tempo em que cada vez mais não se aceita a diferença, uma simples opinião diferente pode levar um ser humano a morte devido ao fato do outro não aceitar aquilo, achando que sua verdade ou sua situação é a que deve ser aceita e cumprida, essa visão termina no triste fato da eliminação da adversidade.

Homens animais partem para a violência pelos motivos mais fúteis possíveis, a tal liberdade religiosa que tanto se destaca no Brasil não parece no entanto ter uma vida tão liberta assim, sobretudo religiões de origem africana sofrem constantemente com o preconceito de algumas pessoas que sem conhecimento delas colocam mil defeitos e medos nas cabeças das pessoas, isso sem contar os tradicionais preconceitos como com os homossexuais, negros, indígenas e qualquer que seja o motivo que fuja do “comum” para a sociedade.

Vemos jovens divididos em movimentos com o intuito de exterminar outros grupos cujos quais eles não concordam, brigas muitas vezes gerada por diferenças de gostos musicais.Por fim as torcidas de futebol que em nome de suas paixões pelos times acabam tirando a vida de outras pessoas, o que era para ser um simples divertimento vira uma luta de idealismos cujos quais nem se sabe direito o que desejam pregar, não enxergam que para o futebol o adversário é essencial, se todas as pessoas do mundo torcessem para o mesmo time que graça teriam os campeonatos e os títulos?

A competição que era para ser uma coisa para suprir nosso instinto de competitividade acaba gerando desentendimentos por parte de seres que não aceitam as diferenças que são tão essenciais para a sobrevivência humana. O que seria do Homem sem a natureza, o que seria do branco sem o preto, o que seria da luz sem as trevas?

Vivemos num sistema e interdependência, para existir um sim tem de existir um não, para torcermos para um time tem que haver a existência do outro e graças a isso a brincadeira tem seu sabor especial.

Esse texto é uma singela contribuição do blog a campanha realizada pela amiga @AndreaDestefani no twitter #paznastorcidas . A campanha nos chama para uma reflexão pela paz creio que não só nas torcidas mas com um apelo para a extensão da paz no mundo todo, em todos os aspectos.

Assim como o jovem João Henrique Mendes Xavier Viana perdeu sua vida no Paraná à um ano atrás com apenas 21 anos, muitos jovens perdem suas vidas devido a intolerancia do ser humano que apesar de racional age como se não tivesse a capacidade de pensar, pensar no bem comum , pensar no outro .

Links

Blog de Andrea Destefani

 http://coisasdecasados.blogspot.com

Twitter

http://twitter.com/AndreaDestefani

Para contribuir com a campanha utilize a tag #paznastorcidas em suas mensagens e passe essa idéia a diante !

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A Busca Por Algo Que Não Se Sabe o Que …

As vezes me pego analisando o comportamento das pessoas e tentando decifrar o que falta a elas, talvez isso seja uma necessidade da minha alma, buscar respostas não só para mim mas também para os outros.Isso não chega a me incomodar mas me deixa com uma sensação de que me preocupo mais com os outros do que comigo mesmo.

O mundo vive um momento tenso, de transição do velho para o novo e essa transição está marcada pela depressão, a infelicidade é geral, não que o homem tenha sido diferente em algum momento da História, sempre buscando um algo a mais, geralmente coisas materiais, mas hoje a necessidade é diferente, é mais do que bens, é bem estar.

Por mais que tenhamos opções de consumo nada é capaz de suprir os sentimentos do homem, parece que o que esta na terra ali visível já não pode mais dar conta das nossas necessidades.Alguns dizem que o homem está cada dia mais ganancioso mas creio que é o inverso, cada vez mais ele busca no material suprir uma falta emocional ou espiritual como queiram, prova disso é a crescente mudança de religião, a maioria das pessoas esta sujeita a trocas na vida, não é mais aquela coisa presa da antiguidade em que as pessoas se prendiam em uma e a profetizavam o resto da vida como uma verdade absoluta.

No entanto há sempre aproveitadores da boa fé alheia, pegam essas necessidades e dizem dar a solução espiritual para elas, isso me deixa muito irritado e como não consigo guardar minhas irritações só para mim eu acabo falando mais do que deveria as vezes.Essa constante preocupação com os outros que é minha faz com que essas pessoas muitas vezes me julguem com maus olhos como se o errado fosse eu, não que elas sejam erradas, mas algumas estão cegas ao mundo ao redor, conheço vários casos de cegueira da alma que poderia citar aqui mas que por respeito aos donos das história omitirei nesse momento até que as histórias gritem tão alto que não poderei mais prosseguir a omissão.

Seguir o caminho do meio é estar aberto a novas realidades, a novas experiências sem se deixar levar pela onda de mentiras e falsas promessas, coisas que jamais serão cumpridas por não serem possíveis ou verdadeiras, seguindo o caminho do meio, é assim que eu procuro viver!

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Olhos Fechados Para o Mundo

Uma das “vantagens” da cidade grande é o transporte público que te leva praticamente para todos os cantos do município, apesar claro das precárias condições dos ônibus, esses momentos dentro dele são um misto de desespero, angústia, aperto e reflexão, acho que qualquer passageiro teria histórias suficientemente interessantes para escrever um livro devido as diversas conversas que escutamos meio que obrigatoriamente.

Hoje no entanto o que me chamou atenção não foi nenhum dialogo mas sim um silencio, um silencio sublime, sereno e inebriante.Em meio ao caos, ao aperto, uma criança adormecia nos braços de uma pessoa que provavelmente era seu pai.Enquanto os adultos se matavam em busca de um certo conforto, não que o conforto fosse possível, a menina dormia como uma pluma leve acomodada numa espécie de ninho criada pelo senhor com seus braços que a envolvia dando-lhe provavelmente uma sensação de carinho e segurança, seu olhar era sereno e sua expressão em meio ao sonho era inerte, como se o tempo estivesse ali congelado e os braços de seu pai fossem um delicioso colchão de nuvens fofas.

Tudo isso me levou a refletir a vida, sobretudo a infância, quantas vezes  não temos vontade de sumir do mundo, de abandonar tudo o que vivemos e nos isolar, as crianças fazem isso com facilidade, basta um colo confortável e um pouquinho de sono, elas se isolam do mundo, não tem a mínima preocupação com o mundo ao redor pois seus super heróis(pais e mães) os protegeram até o fim, até as ultimas consequências.Quando abandonamos a infância e caímos nesse mundo que mais parece um gigante querendo pisotear a tudo e a todos perdemos um pouco a confiança, não dormimos mais tranquilos nem serenos, sempre carregamos alguma preocupação, seja com o ponto de descida do ônibus ou com possíveis furtos dependendo da estabilidade de seu sono.

O pai e a mãe já não são mais tão heróis e passam a precisar de nós assim como nós precisávamos deles, os papéis se invertem e vemos que a peça teatral do mundo é cheia de alegrias e tristezas, temos que nos defender sozinhos e não poderemos mais nos isolar do mundo nem fechar os olhos para o que está a nosso redor, a vida toma uma forma diferente.

Uma outra interpretação sobre o sono da criança que me veio a cabeça foi menos sentimental e mais politica, estariam nossos comandantes em um sono profundo em meio ao caos da cidade e do transporte em si, enquanto nos esprememos seriam eles crianças em ninhos confortáveis dormindo sem se importar com o aperto da população ao redor, ou seriamos nós crianças abandonadas sem um colo do poder público para poder descansar, acho que as duas interpretações cabem ao cenário porém deixo a cada um a que mais lhe convier, cada um sabe o que toca seu coração, a singeleza da criança ou o sofrimento do adulto….

sábado, 2 de outubro de 2010

A Bienal e Os Urubús

Se a bienal passada ficou conhecida como a bienal do vazio e desse ano pode ser considerada a da Censura, ao adentrar no mundo esplendoroso das artes nos deparamos com as coisas mais inusitadas que vagam pella mente do ser humano. Obra de impacto e impossivel de passar despercebida já que ocupa toda a extensão do vão entre os andares, bandeira branca de Nuno Ramos traz dois urubus aprisionados em um espaço com duas estruturas pretas feitas de areia. A obra representa a morte, a morte tão misteriosa para o humem.

O urubu, simbolo de mal agoro segundo crenças antigas criadas devido ao fato de comerem restos de corpor parece que de fato não deu  muita sorte para os artistas da esposição.Começou com a censura a obra de argentinos que era na verdade uma campanha eleitoral para Dilma Russef, candidata ao cargo de presindete do país, em seguida a vez foi dos próprios Urubús, varias associações defensoras do meio ambiente defendem a retirada da obra, inumeros protestos ja foram realizados e até o Ibama ja está pegando no pé dos bichos.

 

Porém o espirito de porco estava a solta e não se contentou em urubuzar somente Nuno Ramos, Gil Vicente, artista pernambucano que retratou figuras públicas sendo assassinadas por ele viu sua obra ameaçada pela OAB que alegava que tal arte incitava a prática de violencia, Dentre as personalidades abordadas estão o Papa , Obama, Bush, Lula , Fernando Henrique Cardoso, a Rainha Elizabeth, dentre outros.Porém até o momento o artista saiu vencedor dos embates.

Os três casos relatados acima são só uma amostra, em conversas não oficiais com monitores muitas outras coisas nos são reveladas.É lamentavel que em plena época de liberdae de expressão vejamos coisas desse genêro.

Quanto aos que acham as obras de mal gosto, não importa, arte é arte, não precisa ser bonito, apenas tem que despertar algum sentimento e nisso a bienal é um sucesso.

Outra obra interessante é um tunel onde voce entra e quando descobre a saída ao olhar para traz percebe que voce estava dentro de um útero e acabou de sair por parto normal, a sensação ao mesmo tempo que é comica nos traz uma espécie de renascimento, a imagem tão chocante do orgão sexual feminino escancarado ali como se fosse no momento do parto e você saiindo dali de dentro, só sentindo pra entender.

Quem tiver a oportunidade de ir até o parque do ibirapuera não pode deixar de participar do evento que além de tudo é gratuito.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Pelo amor de Deus não vê que isso é pecado desprezar quem lhe quer bem

Mais uma noite mal dormida e cá estou , como eu dizia para uma amiga hoje ,escrever é uma arte, não escrevo porque quero , escrevo porque necessito , assim devem ser todas as artes , expulsas de nosso ser afim de ganhar o mundo ou mesmo uma tela.

Falar em público para mim a algum tempo atrás era uma tortura, me dava medo, arrepio e dor na barriga, hoje em dia é isso que acontece , eu abro a boca e as palavras saltam dela como se fosse mágica, não preciso pensar muito , apenas falo.Ontem tive a oportunidade de falar à alunos da Etec, mais precisamente a minha sala , sim aquela mesma sala problemática e com pensamento fechado de posts anteriores, não mudou nada, entraram lá sem consciência de realidade e sairão em dezembro do mesmo jeito, salvas exceções raríssimas diga-se de passagem.Com a sala a experiência foi razoável , ouviram , ouviram e pra variar não falaram nada mas isso já é parte da rotina. O tema era polêmico, censura na ditadura militar e nos dias de hoje , passando por personagens artísticos importantes como o grande Chico , mas isso não vem ao caso.

Olhar nos olhos de cada aluno e ver que eles estão prestando atenção é fantástico , alguns balançavam a cabeça concordando , outros viajavam em meio a um nada presente na mente .Andar e falar ao mesmo tempo então nem se fala , as cabeças te acompanhando atentamente como se você estivesse em uma peça teatral encenando.

Era pra ser tudo perfeito, aula montada, material pronto , música no gatilho porém o sonho começou a se tornar pesadelo aos poucos, não deu pra ter música, o professor parecia impaciente demais com a apresentação e demonstrava achar aquilo tudo muito chato, o que me parece estranho para a figura extremamente intelectual que o mesmo aparenta ser.Se falei de mais dei minha opinião, não nasci pra ser mais um moldado com princípios pré determinados e imutável eu penso assim e ponto se você tem outra forma de pensar então diga.

Acreditem caríssimos leitores, a escolha do tema foi cuidadosa e demorada, eu iria fazer sobre escolas de samba mas achei que a oportunidade pela proximidade da data gritava mais alto para que esse não fosse o tema , resolvi colocar então os alunos para exercitar o pensamento o que pouco me importa se deu certo ou não , meu pensamento corre solto por ai em meio a campos floridos e com espinhos mas ele está sempre em movimento.

Porém viverei com aquela figura sentada impaciente, cansada, ansiosa para o término da apresentação na cabeça,Pode claro ser somente uma impressão mas não posso ficar calado com minha impressão somos para os outros o que aparentamos ser …..

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Independência

Algumas pessoas dizem que são independentes , será mesmo verdade isso ? Seria possível ser realmente independente ? O dia de hoje nos traz essa reflexão , o Brasil se tornou independente em um dia como hoje, um dia em que dependemos do tempo para comemorar , dependemos do nosso bom humor e dependemos da vida.

Depender então é uma constante na vida não só do ser humano mas também em todas as formas na terra, a planta depende da água , do Sol e da terra, os animais precisam da água e dos alimentos , a água depende do seu ciclo de evaporação para se renovar , caso contrario ficará ali estagnada.O que de fato é então a independência ? Seria uma Utopia ? Um sonho ? Uma coisa impossível ?

O Brasil não depende mais de Portugal mas depende ainda da economia mundial assim como todos os outros países , então passamos a perceber que tudo depende de algo e que a grande roda da evolução não gira se não for assim, essa reflexão nos leva a pensar um pouco mais nos nossos atos e em nossa condição perante ao próximo , seja esse próximo um ser humano , um animal ou uma planta, ou mesmo o vento , as chuvas , o Sol . Temos tudo que dependemos e dependemos de tudo que temos , assim é o homem ligado pela sua própria natureza aos bens terrenos e as suas dependência.

E na alma como fica ?

Na alma também tudo depende , como você irá trabalhar sua alma ? Para o bem ou para o mal , para a evolução ou para a estagnação , para a vida ou para …. o pós vida .Isso não somente na forma de agir mas também na forma de pensar , pensar em que , quando , como , pra que , tudo , tudo no mundo e em seu destino depende do seu pensamento, pensar positivo por mais que seja uma situação impossível torna essa situação menos sofrida do que se pensássemos negativamente .

Há também os que sofrem por antecipação , nem bem avistaram o resultado e já estão se contorcendo de dor, magoas e sofrimento , há os que dependem do sofrimento de tanto pensar que ele é necessário e sofrem ainda com prazer porque crêem que são dependentes daquele sofrimento para alcançar o não sofrimento , e assim caminha a humanidade dependendo do que não podia depender e esquecendo do que de fato deveria criar sua dependência.

A dependência de algo é inevitável só cabe a nós escolhermos do que depender ,se seremos dependentes do bem ou do mal, da luz ou das trevas , da riqueza ou da pobreza, da saúde ou da doença … Boa Sorte em sua escolha !

domingo, 22 de agosto de 2010

A Prisão Da Alma

Uma das piores sensações para o ser humano é a sensação de prisão , e não falo da prisão física , com grades e policiais , falo da prisão da alma. Prender a alma é extremamente prejudicial a existência , necessitamos da liberdade para nos sentirmos bem mas o que fazemos hoje em dia é justamente o contrario , buscamos meios de aprisionar nossas almas dentro de um parâmetro criado por uma sociedade que certamente não tem sabedoria o suficiente para impor absolutamente nada , mesmo assim não adianta , nos colocamos no banco dos réus como verdadeiros culpados e menosprezamos nossos desejos por estarmos na preocupação do certo ou errado , do julgamento .

Após sentarmos no banco dos réus por livre e espontânea vontade vem o pior, o nosso próprio julgamento , nos condenamos algumas vezes a prisão perpétua deixando de lado a liberdade para procurar regras a seguir ou formas de se comportar ou de agir.Claro que necessitamos de ordem e para isso é fundamental que tenhamos regras mas não estou falando disso , estou falando de nossa alma que anseia a liberdade de ser o que deseja de fato ser e não o que a mente impôs a ela que ela seja , confuso ? Sim , não disse que seria fácil em nenhum momento apenas tento esboçar umas linhas sobre o assunto .

t_prisao_211

Falo sobretudo de regras que acatamos sem nem perguntar porque , possíveis verdades que aceitamos prontamente sem nenhum questionário e preconceitos que criamos sobre diversas coisas apenas porque se não for assim sofreremos as consequências do julgamento insano da sociedade.Depois de toda essa prisão espontânea buscamos então a felicidade , a mesma felicidade que parágrafos atrás eu disse não para ela prendendo-a numa cela com um cadeado quase impossível de quebrar .Fazer o que se assim nos sentimos seguros , nessa ação da mente bloqueamos a felicidade da alma que sem chances de ser escutada berra aos prantos pela liberdade .

Desses gritos vemos então as mais inesperadas doenças desde as físicas até as psíquicas que muitas vezes são decorrentes de desejos suprimidos pela nossa mente , pelo nosso senso de julgamento que abandona o que nos faz bem para tentar nos adequar ao modelo social que vigora .

Escrevo isso porque cansei , cansei de pessoas alienadas , sem pensamento próprio , sem raciocínio … Tudo isso por medo , medo de que  ? Do julgamento , não importa se divino ou mundano , apenas do julgamento , certo e errado , profano ou divino , não importa… O que de fato importa é dar vasão aos desejos da alma , temos uma potencialidade energética para o bem e para o mal enorme dentro de nós ,basta sabermos usufruir dela e a transformar pois ela é neutra , suas consequências serão resultado do molde que criarmos para ela , se for bem colheremos o bem se for o mal colheremos o mal e se não plantarmos e regarmos simplesmente não colheremos .O Nada ou o Tudo Depende Apenas de Você …

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Adultos Crianças

Hoje foi um dia daqueles tipicamente frios, o frio traz para mim momentos de reflexão intensos devido ao convite que o mesmo nos faz a adentrarmos no nosso eu sem medo de nos contrair demais ou de olharmos para dentro da nossa alma .Na verdade o dia foi um tanto melancolico , essa minha viagem para dentro faz com que eu perca a concentração e de certa forma fico no mundo da lua mesmo .

O tema do meu devaneio de inverno de hoje foi a infantilidade do ser humano nos dias atuais , não que sejamos todos crianças mas certa parte da humanidade parece que não cresceu , trazem traumas , são mimados , individualistas e manhosos como aquelas criancinhas que estamos acostumados a ver.

O noticiario é uma prova disso , mortes por motivos banais , casamentos terminando por falta de um dialogo adulto e pessoas sofrendo devido a infantilidade de suas consciencias que não acompanhoaram o desenvolvimento e o crescimento do corpo.

Lidar com a perda então é uma coisa que quase ninguem sabe , a primeira ação de uma pessoa que perde algo é agir com egocentricidade e dizer:Isso não poderia ter acontecido comigo . Como se a pessoa fosse superior as outras e tivesse uma proteção por ser soberana ou por se sentir assim .

Vemos uma sociedade de Adultos mimados e presos em suas infancias comodas e perfeitas onde eles mesmos eram os Reis do pedaço numa monarquia infame de eu mando e voce me obedece ….

E assim caminha a humanidade ….

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Metrô Vila Prudente

Hoje foi mais um daqueles dias em que eu me atrasei no técnico por causa do transporte pública , com toda sua lerdeza e todo o enrosco que é o transito de São Paulo e a tradicional ineficiencia de nossos meios de locomoção por muito pouco não perco a aula do primeeiro horario.Graças a compreensão do mestre Luiz Carlos eu pude entrar.Agradecimentos a parte Vamos ao que de fato interessa .

Tive uma grata surpresa ao adentrar na sala de aula e ser informado que hoje realizariamos uma visita a estação Vila Prudente do Metrô,chegando lá tudo muito lindo , tudo parece perfeito , portas de vidro que abrem substituindo as antigas catracas , sistema de segurança contra acidentes nas plataformas, escadas rolante inteligentes para garantir maior eficiencia energética já que em média se gasta 5 milhões de reais só de energia elétrica em uma estação de metrô, sinalização para cegos , sinalização para deficientes .Um lugar futurista e bem elaborado isso não posso negar.

O que me deixa intrigado no entanto é que essa obra já era pra estar funcionando a um bom tempo , não é de hoje que a regiao sofre com onibus lotado e conduções até o paraiso que são um verdadeiro inferno sim contraditório mas real o trocadilho.A estação chega ja sobrecarregada com alto movimento e vejo sérios riscos de sobrecarga nas linhas de onibús se caso não fizerem uma grande reformulação nos tragétos e colocarem mais carros para circular até a estação.O que é dado como o grande projeto do governo na verdade é uma coisa que já era pra ser realidade a muito tempo , não posso ser leviano de exaltar o governo do estado pelo projeto de expansão dos transportes, ele é bom sim mas esta vindo com uns dez anos de atraso no minimo .

78ac5f44b7df9a10779f920ca11ff275

Quanto a visita fico pensando se realimente é uma integração com a comunidade ou uma forma de o governo dizer ó gente a gente ta trabalhando viu vota no candidato da gente que ele fez metrô , não estou acusando ninguem mas creio que é mais uma medida eleitoreira sim. Não preciso ver ela antes de funcionar ,meu desejo maior é entrar naquela estação ,pagar o embarque e ir até a Av .Paulista de metrô e não contemplar a beleza arquitetonica da estação e o quanto o governo é bonzinho ao se preocupar com a minha segurança.

Segundo a profissional que nos acompanhou na visita o que esta empacando a inauguração é a estação tamanduatei que ainda passa por algumas obras no exterior e no mesanino e é bem provavel que se demorar muito pra concluir o metrô inaugure apenas a vila prudente até o fim do mês , apesar desse não ser o intuito da empresa e não ser do seu feitio .

Aos passageiros que tanto aguardam a inauguração o que posso dizer é que está tudo muito lindo por dentro e que estou com vocês nessa espera , desde que nasci que ouço profecias sobre a chegada dessa estação e hoje pude ver o sonho concretizado no sentido real do concreto mesmo , o concreto está la prontinho porém nós pobres mortais seguimos a mercê da boa vontade do governo de inaugura-la dpois de atrasos e mais atrasos na obra.

MAIS LINHA MAIS TREM MAIS CONFORTO E RAPIDEZ ( Veremos se vai realmente ser assim mesmo ) .

sábado, 7 de agosto de 2010

Novas Pessoas , Novos Caminhos !

Durante todo o mes de julho o que eu ouvi foi prepare-se para mudanças a partir de agora ,aos poucos de fato as mudanças foram acontecendo , algumas boas , algumas ruins.Pessoas que eu jamais esperava entraram no meu circulo social e tomaram um espaço interessante .

Para que tudo isso ocorre-se no entanto alguns grupos se desfizeram e outros surgiram com um novo gás, meu TCC foi por água a baixo mas estou vendo surgir um novo com um folego bem maior que o primeiro , os espaços que eram estreitos no outro projetos agora são largos , as portas entre abertas no outro nesse agora estão escancaradas .

Não tinhamos aval para trabalhar em nada, não tinhamos autonomia nem dentro do nosso proprio grupo , ja no novo as pessoas são encantadoras , todas tem algo a acrescentar e estão dispostas a por a mão na massa para construir o nosso ideal.

É como se o universo tivesse conspirado para que as brigas ocorressem e para que as pessoas se unissem estou impressionado com tudo isso mas bem feliz, pessoas que eram colocadas em pedestais antes por mim agora vejo que não fazem o menor sentido pra minha vida .

A Luta !

domingo, 25 de julho de 2010

Arrumando a casa

Esse mes de julho alem de descanso me propiciou uma coisa que ue não consegui fazer durante a minha vida inteira até o momento.Sempre tive preocupações com o exterior , com o mundo , com a sociedade , com tudo menos comigo e esse mês foi sem dúvida um marco na minha vida.
Digamos que minha vida fez um movimento de montanha russa muito grande e minha alma ja não aguentava mais tanta pressão e tanta incerteza.

Tirei coragem sabe Deus de onde e fui,lutei, perdi ! Mas a perda não foi no entanto ruim para mim , o que eu perdi por fora eu ganhei dentro de mim , hoje posso dizer que não sou mais o mesmo do inicio do ano nem mesmo do inicio da minha existencia .

É como se eu tivesse pegado uma empresa falida dentro de mim e tivesse a erguido a ponto de poder colocar ela no mercado de novo e dessa vez bem mais solida , é como se eu tivesse pegado uma vassoura , limpado toda a poeira e estivesse brilhando para novas possibilidades ,aberto para novos acontecimentos e sobretudo para uma nova vida .

Hoje posso dizer que espiritualmente vivo o melhor mommento da minha vida , minha alma encontra-se lavada , me sinto pronto pra vencer ...

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Por Isso Escrevo …

Em um momento de desespero qualquer procuro as canetas azuis ou mesmo as teclas macias de um teclado de computador, não escrevo porque gosto , escrevo porque necessito , porque as palavras saltam dos dedos como um cachorro inquieto ao ver a proximidade do mal em seu território . O cachorro ? Minha alma animal tentando falar para minha mente que minha existencia é util e que ainda conseguirei de fato ir aonde quero , fazer o que quero ser o que quero .

O que quero ? No momento é escrever , não posso me ater a leitura de uma deusa como Clarisse Lizpector e prender dentro do meu ser as palavras que necessitam ser libertas . Se alguem me le ? Isso não me importa no momento, o que importa é o escrever. Escrevo porque sinto , porque espero algo , porque quero algo e porque algo não me quer. Liberto as frases como se estivesse me libertando na tela , uso a tela como se ela fosse um lindo céu a ser percorrido por uma ave ainda cega pela incerteza do ser.

images

Ser ou não ser  ? Não é uma questão , ser é uma necessidade o simples fato de ser ja é .Escrevo agora pela necessidade de romper o silencio que minhas frases sem sentido acabaram criando no momento em que nada mais tinha a ser dito mas que dentro de mim eu precisava dizer .Precisava ? Não precisava mas eu necessitava que aquilo fosse o que não é e aquilo não ia tornar-se o que eu queria aoenas porque meu pobre ser iria estar com vontade .Já não me sinto avontade na ausencia nem na presença e o meio termo simplesmente não existe ,tive medo de seguir o caminho do meio e arrisquei alto .cai.agora tento levantar e faço das palavras uma muleta para que minha queda não se torne tão dolorosa e para que apesar das dores causadas pelos machucados eu caminhe novamente na direção certa .

Certo ou errado ? Não sei definir , até que ponto o errado pode ser certo ou o certo se tornar errado , até que ponto a incerteza age a ponto de fazer a certeza dobrar-se diante dela ? Aonde a esperança deve acabar ? Ela deve acabar , a morte acaba com ela ? Alguem mata a esperança ou é sempre ela que acaba por matar o alguem  ?

Maré

A arte de viver não é tão fácil como parece, viver é muito mais que simplesmente existir.Viver é estar em constante movimento, quebrando rotinas , vencendo desafios, navegando contra a correnteza e porque não lutando contra algo que não se sabe direito o que é ?Ninguem sabe definir o motivo de vivermos , muitos procuram o sentido da vida em outros planos , prometendo algo pra depois , algo depois da morte e dizem que de fato a vida não vale nada.

Não os condeno , quem sou eu pra condenar alguem , um pobre ser que não da conta nem da sua própria existencia não pode de forma nenhuma explicar a existencia alheia , talvez eles tenham encontrado o sentido da vida deles , o importante é ter um motivo para viver mesmo que esse motivo seja algo que não se sabe dirieiito se é aquilo mesmo o sentido a seguir.

Como seres humanos temos por natureza a necessidade de ter algo que justifique nossa existencia ou mesmo alguem pra depositar naquela pessoa o sentido de nossas vidas , questiono-me muito sobre essas situações ,tenho a sensação as vezes de que somos impulsionados por forças maiores para algumas decisões , alguns movimentos que são realizados em nossas vidas e nem percebemos como se fosse um aviso do tipo vá voce tem que viver , tem que evoluir, tem que aprender e tem que sair da rotina.

Mar

A vida é um mar e suas movimentações podem ser comparadas ao movimento das marés , a vida nos joga de um lado pro outro , nos dá e nos toma assim como o mar beija a areia da praia e depois se recolhe num movimento um tanto quanto sensual deixando a areia com um sentimento de quero mais , nossos barcos pairam sobre a melancolia do alto mar e de repente são sacudidos por fortes ondas que os fazem quase virar mas se formos bons condutores nao permitimos essa virada e novamente tomamos o controle de nossas navegações até que a força da maré da vida resolva nos chacoalhar de novo .

E se não for assim não tem graça.Somos inconstantes , não nos acostumamos com a inércia , desejamos sempre algo a mais , alguma mudança qualquer que seja sempre é bem vinda , tudo que é pleno é sem graça , tudo que é parado é mórbido e nós seres humanos necessitamos do movimento para das motivo a nossa existencia .

Quem existe simplesmente sem movimento algum não vive, apenas existe , é como se fossem zumbis perambulando ou maquinas com funções pré definidas programadas para apenas fazer número .Deve ser muito triste existir apenas para fazer número em um mundo com tanta coisa a ser desvendada .

terça-feira, 13 de julho de 2010

Brasil Com P

Não sei de quem é esse Rap mas apreciem me atenho a divulga-lo …

Pesquisa publicada prova
Preferencialmente preto
Pobre prostituta pra polícia prender
Pare pense por quê?
Prossigo
Pelas periferias praticam perversidades parceiros
Pm's
Pelos palanques políticos prometem prometem
Pura palhaçada
Proveito próprio
Praias programas piscinas palmas
Pra periferia
Pânico pólvora pa pa pa
Primeira página
Preço pago
Pescoço peitos pulmões perfurados
Parece pouco
Pedro Paulo
Profissão pedreiro
Passatempo predileto, pandeiro
Pandeiro parceiro
Preso portando pó passou pelos piores pesadelos
Presídio porões problemas pessoais
Psicológicos perdeu parceiros passado presente
Pais parentes principais pertences
Pc
Político privilegiado preso
parecia piada (3x)
Pagou propina pro plantão policial
Passou pelo porta principal
Posso parecer psicopata
Pivô pra perseguição
Prevejo populares portando pistolas
Pronunciando palavrões
Promotores públicos pedindo prisões
Pecado!
Pena prisão perpétua
Palavras pronunciadas
Pelo poeta Periferia
Pelo presente pronunciamento pedimos punição para peixes pequenos poderosos
pesos pesados
Pedimos principalmente paixão pela pátria prostituída pelos portugueses
Prevenimos!
Posição parcial poderá provocar
protesto paralisações piquetes
pressão popular
Preocupados?
Promovemos passeatas pacificas
Palestra panfletamos
Passamos perseguições
Perigos por praças palcos
Protestávamos por que privatizaram portos pedágios
Proibido!
Policiais petulantes pressionavam
Pancadas pauladas pontapés
Pangarés pisoteando postulavam premios
Pura pilantragem !
Padres pastores promoveram procissões pedindo piedade paciência Pra população
Parábolas profecias prometiam pétalas paraíso
Predominou o predador
Paramos pensamos profundamente
Por que pobre pesa plástico papel papelão pelo pingado pela passagem pelo pão?
Por que proliferam pragas pelo pais?
Por que presidente por que?
Predominou o predador
Por que?

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Rouacutan :A questão Sociedade Por Trás do Remédio

Eu tenho um problema de acne aguda digamos assim.Possuo algumas no rosto (várias rs) por isso resolvi parar de passar produtos indicados por amigos , parentes etc.. e procurar um especialista.La fui eu já com a consciência de que seria um tratamento um tanto caro.

Ao termino da tentativa com o tetralysal o resultado tinha sido pequeno e lá se foram 300 reais nessa brincadeira , a opção da médica agora era ou continuar com a medicação e ver se amenizam-se as marcas ou partir pro extremo . O extremo chamado Rouacutan. Dizem que o remédio limpa a pele de uma forma espetacular , a mesma porem não indica ele pois ele possui diversos efeitos colaterais desagradáveis e perigosos como o aumento de pressão no cérebro e foi enfática em dizer que se assim eu desejasse eu deveria procurar outra médica.

Como já é de minha natureza desde o começo da minha vida preferi não arriscar e continuar com os tratamentos rotineiros da especialista mesmo que os resultados fossem menores .O que quero levantar aqui porém não é a minha questão pessoal mas sim um problema muito maior chamado sociedade .

Sempre motivo de problemas , julgamentos , padrões de beleza etc..A sociedade nos conduz muitas vezes a fazer coisas ruins para nós mesmos para poder agradar ao olho alheio.É como se o problema maior não fosse o físico , as espinhas ficam lá e não incomodam a mim , porém elas incomodam a sociedade que me julga pelo fato das marcas estarem presentes em meu corpo. Obviamente que isso me deixa muito confuso e estarrecido com os rumos que nós humanos tomamos para que as pessoas não nos julguem.

O medo maior não é da aparência para nós mas da imagem que passamos a outras pessoas.Os acontecimentos recentes envolvendo algumas mortes que tomam conta dos meios de comunicação trazem para nós um ser humano cruel e que tenho nojo e pena de chamar de ser humano pois não da pra acreditar que tamanhas atrocidades possam ser cometidas por um ser pensante.Esse mesmo ser humano que mata com as mãos mata também com palavras ,sem medo do que pode causar a outras pessoas dispara seu veneno sem pensar que a outra pessoa ali tem sentimentos e tem a consciência de que esta fora do padrão de beleza da sociedade .Conheço muita gente que se arriscou com esse remédio ,em alguns deu certo porém todos reclamavam de sangramentos e dores diversas.

E porque eles tomaram e eu não? Porque não me sinto no direito de brigar com a natureza humana afim de que minha imagem exterior fique impecável para agradar aos outros.Prefiro mil vezes ficar apenas com minha beleza interior que poucos dão valor do que ficar com uma carcaça perfeita para que a sociedade me veja com bons olhos .

Confesso no entanto que tal decisão é dolorosa pois sei o que vou passar e estou passando porém creio que dores emocionais a gente supera muito mais fácil do que possíveis problemas graves físicos … Se assim o criador me fez como posso contestar sua criação?

Volto a dizer tenho imensa pena das pessoas que se deixam levar por padrões , se matam em regimes e fazem 500 cirurgias para mudar sua aparência.

O problema está no mundo não em sua aparência , ele é cruel e não perdoa o que é diferente , dai tanta morte , tanto preconceito , tanta crueldade .

Sorte a minha que minha médica é responsável e me vê como ser humano.

Experiência Com a Egocentricidade Humana

Minha visita ao dermatologista me rendeu alguns pensamentos o primeiro até certo ponto é uma reflexão envolvendo talvez o Ego das pessoas em não admitir a necessidade alheia.Buscar até o fim se valer de alguma coisa para ser atendido mais rápido ou seja arrumar um jeito de furar fila .

Minha aventura com o ser que mais parecia uma cópia mal feita da grande Rita Le pois misturava um óculos enorme rosa, cabelos tingidos de loiro , roupas trabalhadas no tema oncinha e bota de coagir digamos assim começa na fila para subir ao recinto de espera , ao entregar a carteirinha do SUS todos tem que ficar em uma fila para que assim seus prontuários sejam organizados .Pois bem tudo normal até que desponta o ser inconformado pois sua mãe de 84 anos estava mal da perna e ela precisava trabalhar , por esse motivo achou que tinha o direito de passar na frente de todo mundo .

A mim isso nada afetava pois a especialidade cuja qual a mesma ia passar era ortopedista e a minha dermatologista .A moça da recepção num ato de respeito virou-se para ela e disse :-Senhora eu sei da necessidade de sua mãe porém aqui é uma clinica especializada em idosos não posso dar preferencia a sua mãe , atendemos algumas especialidades para outras idades porém não é a que sua mãe irá passar portanto não posso fazer nada …

Eu entenderia perfeitamente se eu estivesse na frente dessa senhora e a filha dela tentasse passar ela na minha frente mas as pessoas que estavam nessa condição eram cadeirantes , portadores de deficiência , idosos de bengala etc. .Pessoas que perto da manquice da mulher faziam o problema dela parecer mínimo.

A mulher persistiu até conseguir o que desejava e eu fiquei com a consciência gritando dentro de mim , será que a chamada “malandragem’ de fato é necessária para o favorecimento ? Será que é justo prejudicar cinco pessoas para o bem estar de uma ? O argumento do trabalho da mulher não me convenceu , afinal quantos ali não estavam na mesma situação mas é o famoso jeitinho brasileiro de resolver as coisas …

Um pouco de silicone, uma boa tintura de cabelo , roupas escandalosas e se consegue o mundo aqui !

Só lamento tal fato !

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Deus e o Sofrimento

Sempre que paro para pensar na vida vejo que nunca vou chegar a uma conclusão definitiva , a vida parece um tanto quanto complicada ,ou de fato é um pouco complicada.Uma coisa que nunca entendi foi o processo de ganhos e perdas nessa vida ,  vivemos em um ciclo insano de altos e baixos , uma montanha russa daquelas mais pitorescas que encontramos nos parques de diversões.

Muitos colocam nossas vidas como um lugar de sofrimento alegando que a parte boa é depois da morte, aquela velha estória de quem é humilhado sera exaltado e quem humilha sera humilhado no tal reino de Deus.O supremo é usado para justificar um mundo injusto onde muitos não tem nada e poucos tem muito.Talvez isso seja mais para evitar que os animos da sociedade se voltem contra o sistema e as pessoas acabam que na maioria das vezes se contentando com o que conseguem achando que o sofrimento é algo que alguma força maior tenha colocado em sua vida afim de castigar a pessoa para que possa alcançar a plenitude do espirito na vida eterna.

Um dos motivos que mais me deixam intrigados quanto a religião que “sigo” é essa exaltação ao sofrimento, o sofrimento para mim é uma forma de aprendizado para que possamos evprooluir e não passar pelo mesmo em uma futura situação parecida , de fato creio que colhemos tudo o que plantamos mas não consigo entender a lógica de colocarem Deus como um vilão que nos castiga .Se Deus é amor como alguem que ama tem coragem de ver as pessoas sofrendo para que provem seu amor e devoção. Quando amo não quero ver quem amo sofrer.

passaro-7831

Para mim é até um risco imenso postar coisas desse genero neste blog ,inicialmente ele havia sido criado para dar uma continuidade ao trabalho catequetico iniciado pelo jornal da igreja cujo qual sou membro da equipe de redatores mas com o tempo vi que minha necessidade era expressar o que eu penso e não o que os religiosos impuseram que eu pensasse.Um belo dia exerci de meu livre arbitrio e mudei o nome dele evitando assim que essas pessoas lessem o que escrevo . Para voce isso pode soar como algo falso da minha parte escrever uma coisa e pensar outra mas a vida tem dessas mesmo, muitas vezes somos reprimidos em nossos pensamentos por diversos fatores que tornam a mascara um tanto convenientes , sobre tudo quanto não temos a capacidade ainda de nos sustentarmos com nossos próprios recursos.

Infelizmente sou filho de uma sociedade preconceituosa , manchada pela mentira e que usa o sofrimento alheio para sustentar suas bases.

Quanto ao ciclo da vida parando para pensar percebo que para tudo que sobe algo tem que descer , para alguem ganhar outro teve que perder e para alguem conquistar outro teve que se decepcionar , cabe a nós mesmos balancear isso tudo corrigindo nossos velhso vicios que nos remetem ao erro , pular de precipicio em precipicio na vida ? Ossos do oficio. Assim tudo fica mais justo , tudo é equilibrado , mas não encare nunca mais o sofrimento como uma coisa para se orgulhar  usando da desculpa de que tudo bem Deus quis assim e me recompensara com a vida eterna , a vida é eterna independentemente de sofrer aqui ou não . E só avisando tá ! Deus te ama , não te odeia e nem quer te ver sofrendo .

sábado, 26 de junho de 2010

A Cultura Brasileira

Brasil , país de tantas crenças,raças,cores,culturas um povo guerreiro e muito festeiro aqui tem festa o ano inteiro e creio que seja impossível lista-las aqui devido a imensidão das proporções dessa lista.

Estamos no mês de junho e como sempre em época de copa todos só tem olhos para a bola.Junho é conhecido como um mês de Festas em devoção a santos como São João , São Pedro e Santo Antônio, sendo esse ultimo protagonista de diversas “simpatias” tão típicas de nosso povo afim de conseguir um par.

garantido

Porém em paralelo temos uma grande festa , luxuosa , linda e esplendorosa, a festa de Parintins.Quem olha para o carnaval do Rio e de SP acha que aquilo é o ápice da criatividade humana mas não se pode afirmar jamais isso sem ter um dia vislumbrado a riqueza de cores e a criatividade do povo parintinense que é a alma dos carnavais atuais dando grandiosidade a nossas alegorias e movimentos as nossas esculturas.

O que mais me chama a atenção é a importância e o reconhecimento que eles tem pelo nosso ancestral que já habitava as terras tupiniquins antes da chegada dos lusitanos , nosso tão esquecido e menosprezado Índio ,índio esse que tem em si a sabedoria dos povos da mata ,conhecimentos essenciais para a medicina e uma cultura riquíssima a ser explorada em estudos .

400px-caprichosoii

Não digo que deveríamos poupar os índios dos avanços da tecnologia humana deixando eles vivendo nas condições que viviam mas exijo o mínimo de respeito ao passado desse povo tão sofrido e tão cheio de tradições.

Caprichoso3

Muitos puritanos vão me julgar dizendo que dou valor a ilusão vivida no carnaval e nas festas típicas e deixo a razão de lado , o sofrimento existe de fato em diversas regiões do país mas precisamos dar valor também aos momentos de alegria afinal a felicidade é um sentimento passageiro e quem procura felicidade nessas pequenas coisas por mais que pareçam insignificantes para algum vai desfrutar de um sentimento inigualável .

caprichoso_alegoria2

Mais uma vez faço o fechamento de um Post dizendo ACORDA BRASIL VAMOS OLHAR PARA DENTRO DO NOSSO PAÍS E RECONHECER AS COISAS DESENVOLVIDAS PELO NOSSO POVO ….

★ MEU AMOR É AZUL ★

QUEM TEM NA VIDA UM AMOR  , É MAIS FELIZ É CAPRICHOSO !!!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Pegadas Pela Estrada

Caminhava pela estrada como um viajante sem rumo , levava em sua mochila apenas algumas tralhas para possiveis emergencias , o que pesava mesmo eram os sentimentos que ja carregava a algum tempo consigo.

Seu coração batia sereno e aliviado ,porém ainda estava receioso quanto ao que o destino lhe prepararia a partir daquele momento, o destino por sua vez zombava de sua cara colocando em sua existencia situalçoes um tanto quanto ironicas.Mesmo em movimento não deixava de fazer suas preces ,vivia na crença de que algum santo lá de cima iria algum dia voltar a atenção para suas súplicas colocando por terra seus sofrimentos.

No entanto não vivia apenas esperando , costurava seus caminhos como uma colcha de retalhos preparada para a chegada de alguem importante afim de acolher os frutos de sua luta do jeito que eles merecem.Merecer ele já não tinha certeeza se merecia mas preferia pensar positivo ao invés de cair novamente na melancolia que lhe era peculiar até então.Cada passo significava para ele uma vitória em sua vida , uma lembrança do passado ou uma esperança para o futuro.

Passar pelo passado em seu presente pensando no futuro era uma coisa que fazia parte de sua pessoa, jamais conseguira deixar de lado os momentos vividos , jamais deixava de lado o que ainda não viveu e seguia com dificuldades para viver seu presente.

O viajante seguia pelos caminhos da vida com o afã de encontrar um dia o destino perfeito onde poderia enfim encontrar o amor , a sorte , a felicidade e uma realidade mais admissivel de se viver !

domingo, 20 de junho de 2010

O Amor ,a Dor e o Odor

Despontava o Sol radiante em meio ao céu azul e límpido da selva de pedra , ao longe ouvia-se o ecoar das orações das pobres idosas que assistiam a missa na igreja , o som era trazido pelo vento em meio ao absoluto silencio de uma manhã de domingo.O despertar foi como outro dia qualquer , nem se percebia o cantar dos pássaros.

Começou o ritual por volta das 8 da manhã, lavou o rosto cujo qual as lagrimas já percorreram muito em dias passados e que poderão percorrer novamente no futuro incerto, vestiu a roupa que tinha preparado na noite anterior e seguiu para seu destino , a capela onde costumava assistir a missa afim de quem sabe encontrar ali algo que não encontrava dentro de si mesmo ou buscar algo ou alguém que lhe faltava já ha algum tempo.

O brilho do Sol na rua refletia em sua alma fazendo-o crer que aquele dia seria melhor , os barulhos já cotidianos de um dia de jogo da copa do mundo adentravam por seus ouvidos e ecoavam em sua mente como cornetas do apocalipse anunciando o fim de um sofrimento.

Não era bem assim no entanto que daquele momento em diante as coisas ocorreriam , ao ver aquele carro dourado ali parado no meio fio lembrou-se rapidamente do seu sofrimento e assim como o carro dourada era também a lagrima que corria mais uma vez seu rosto já cansado de tudo aquilo.

Tendo que se conter usou-se da boa educação que lhe convinha mostrar e abraçou a seus colegas com um sorriso amarelo disfarçando o peito dilacerado que ali transbordava de sofrimento. Entrou no recinto da celebração e como que por ironia do destino deparou-se com seu motivo de angustia ,olhou para baixo e a beijou no rosto como se aquele beijo fosse o máximo e de fato era o máximo que iria conseguir. Despediu-se pois ela já estava de saída e ela foi-se mas o seu cheiro ficou.

Aquele odor característico do seu corpo misturado com o perfume de shampoo de seus cabelos o levara ao êxtase profundo e a inercia tomou conta do seu corpo enquanto ele devaneava pelos pensamentos mais belos e ousados motivados pela fragrância que para ela era tão doce que embriagava.Sentou-se em um banco qualquer esperando a vertigem causada pelo momento passar e a atenção toda que pretendia voltar ao culto foi levada junto de sua amada cujo mesmo agora dedicava todo seu pensamento tentando lembrar daquele cheiro e o sentir de novo.

Para ele não era apenas um odor mas sim um motivo suficiente para ficar se corroendo por dentro em sofrimento por mais uma semana. E por mais que rezasse seria difícil que algum Deus o compreenda ,não que o que ele queria fosse erado ou pecado mas diante da impossibilidade que os caminhos trilhados pelos dois a situação certamente não passaria de um sonho que talvez jamais virasse realidade .

Seguiu seu dia então tomado pela embriagues daquele momento !

sábado, 12 de junho de 2010

Dia De Amar Ou De Dar Presentes ? Alias Tem Dia Certo Para Demosntrar Os Seus Sentimentos ?

Mais uma data capitalista imposta pela sociedade voltada ao consumo e mascarada com um sentimento nobre próprio dos seres humanos afim de garantr a saída dos estoques das grandes industrias e consequentemente a obtenção de lucros exorbitantes com a inocencia e a egocentricidade do homen .

Muitos exaltam essa data com o argumento de ser uma oportunidade para se provar o amor ao seu par, mas que amor é esse que precisa ser provado? Não creio em nenhum amor que necessite de provas , creio que o amor maior e verdadeiro esta enraizado nos corações das pessoas que amam de verdade. O verdadeiro amor vem de dentro e não precisa ser posto a prova ou nescessita de presentes , mimos caros ou baratos comprados apenas para satisfazer a egocentricidade de um ser humano que ve em um objeto uma prova de amor.

Ainda sou uma das poucas pessoas que não exigem provas materiais para sentimentos , que não se chateia se alguem se esquece de alguma data importante e que não ve muito valor em pessoas que querem te dar o melhor presente mas sim naquelas que estão de fato presentes em nossas vidas de corpo e alma afim de nos ajudar e nos fazer compania seja de um amigo ou de um grande amor não importa quando recordamos as pessoas não nos lembramos de objetos mas sim dos sorrisos ,das lagrimas , das alegrias , dos momentos e da pessoa em si , não do celular carissimo ou da jóis que nos foi entregue , talvez nem nos lembraremos mais do presente daqui a uns dez anos”.

“O amor é como a rosa no jardim a gente cuida a gente olha a gente deixa o Sol bater pra crescer pra crescer a rosa do amor tem sempre que crescer a rosa do amor não vai despetalar pra quem cuida bem da rosa pra quem sabe cultivar . Amor não tem que se acabar! “

rosa_vermelha

Certamente voce irá se lembrar do seu atual par daqui ha alguns anos com um sentimento seja de saudade ou amor nos casos que durarem mais jamais de que no dia dos namorados de 2010 fulano de tal te deu um iphone ou um celular com tv digital ou mesmo um urso. As pessoas ficam e os objetos se vão , um dia as pessoas se vão também a diferença é que quando elas se vão elas sempre deixam um pouquinho de si dentro da gente.

De que vale um marido que lembra de todas as datas importantes se ele não se lembrar de sua existencia no dia a dua atual ? Acho ridiculas as brigas que ocorrem por esse motivo , é como se o ser humano condicionasse o amor a um sentimento de posse . Como se aquela pessoa que te ama e que voce a ama fosse sua e tivesse que te servir e ser perfeita para voce mas não uma perfeição dentro das concepções dela mas sim das suas próprias , o amor é tratado como se fosse uma coisa que precisasse ser mostrada e provada a todo o tempo quanto a existencia e a cada dia mais nos deparamos com pessoas que dizem ele não me ama , não lembra de mim , não me compra presentes , não me prova mais seu amor .

Conheço muitas pessoas que receberam presentes nesse dia quando na verdade queriam mesmo era uma outra realidade , um outro amor , um outro relacionamento , casais em crise que pra não fazer feio nesse dia trocarão presentes e pronunciarão a frase eu te amo de uma forma tão gelada e tão falsa que o bem material dado não conseguira quebrar o gelo do momento vivido.

Essa infelizmente é a triste realidade em que o ser humano mergulhou de cabeça e aceitou como se fosse natural e muitos pensaram pra que mudar ? ta bom do jeito que ta , to acomodado com isso.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

África

Após quatro anos de ressaca do ultimo desgosto com a seleção brasileira o país inteiro se une num só sentimento como se todos fossem uma só alma para torcer e dar apoio a nossos jogadores no mundial futebolístico.Tal união no entanto não pode ser mais vista em questões importantes no país.Tantos foram os casos de corrupção , crimes e etc. que não tiveram o mesmo sucesso de abrigar tantos manifestantes quanto a copa do mundo agrega em suas comemorações .

É muito gratificante assistir a uma copa do mundo unindo brancos e negros em um país onde a segregação racial era sua grande marca mas não podemos esquecer de que os problemas africanos não cessam apenas com os olhos do mundo voltados para eles , temos que voltar também nossas mentes e nossas mãos para dar um pouco mais de dignidade ao povo tão sofrido .

3B830B0823A94847A5DA242635EE762C

África suntuosa e civilizada , varrida pela ambição assim o seu tesouro se perdeu , em nome da fé negro foi escravizado do seu ventre arrancado fez prece para os orixás na certeza de não voltar jamais.

O berço da humanidade foi palco de enormes atrocidades quanto a vida , pessoas morreram em prol do desenvolvimento dos países de primeiro mundo e até mesmo nosso Brasil os castigou pegando seres humanos desse continente para exercer trabalhos escravos em nosso país.Se somos hoje uma seleção que se destaca devemos isso a miscigenação temos aqui diversos genes e essa mistura nos propicia ter em nossas seleções desde a força inglesa até a ginga africana que tanto é exaltada no Brasil.

Foram tantas as heranças deixadas pelos povos africanos em nosso solo tantas coisas construídas por nossos irmãos e a cada dia mais tenho a certeza que todo brasileiro tem em si um pouco de sangue africano.

A Copa no entanto não é para todos, os ingressos são caríssimos o povo africano que sofre de verdade não esta dentro dos estádios nem nas badaladas cidades da África do Sul , estão em seus habitat naturais seguindo a rotina de sofrimento que sempre tiveram e que provavelmente vão continuar tendo com o final do espetáculo .

As cortinas estão abertas e é hora do Show , porém não podemos deixar que os africanos sejam meros palhaços divertindo o povo com suas vulvulzelas olhemos para nossos irmãos como seres humanos e não esqueçamos de que eles existem não é de hoje e nem deixaram de existir depois da copa ,estarão ali vivendo como sempre viveram ….

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Tristesse

Como falar de amor , como pensar em amor? Como viver o amor?

Tento descobrir isso a algum tempo ,não que o amor seja uma coisa impossivel mas para mim vem se mostrando ser … Esse sentimento tão puro tão lindo tão pleno esta um tanto quanto deturpado nos dias de hoje e as vezes as pessoas o esperam de quem não pode dar e menosprezam as que podem.

Creio que quando Deus alertou sobre o mandamento de não cobiçar a mulher do proximo ele não estava criando uma regra de castigo mas sim alertando para as cosequencias que isso poderia nos trazer caso acontecesse tal fato ,tudo bem cobiçar a mulher do proximo mas se o sentimento ficar forte e virar amor ele não tera uma mão dupla logo o individuo sofrera as consequencias e sofrerá e como sofrerá.

Sinto Penso Espero , fico tenso toda vez que nos encontramos e nos olhamos sem viver , Para de fingir que não sou parte do seu mundo.

O agravamento do sentimento pode nos levar as mais diversas sensações , desde o amor extremo ao ódio e ao rancor , fato é que jamais temos o direito de culpar as outras pessoas pelos nossos amores, não mandamos no sentimento alheio na verdade não mandamos nem nos nossos próprios , como domar um coração apaixonado ? Como dominar a vontade que sentimos pelo outro quando a pessoa mexe com a gente.IMPOSSIVEL.Por mais que tentemos amenizar a dor dos encontros não tem jeito o mundo conspira para que sejamos colocados em frente ao problema e o que me resta nessa hora nesse desabafo tão pessoal ?

Tristesse – Maria Rita e Milton Nascimento …

 

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Caminho

Mesmo que as forças me faltem na guerra

continuarei a batalha

Mesmo que o dia fique escuro

eu buscarei o sol entre as nuvens

Mesmo que nada de certo

Eu continuarei crendo que um dia tudo será possivel

 

Mesmo que o mundo diga Não

eu acreditarei que um dia poderá virar sim

Mesmo que a terra pare

Eu continuarei caminhando

Mesmo que eu nunca chegue

Eu continuarei Caminhando

Mesmo que Sem Destino Eu Continuarei Caminhando

 

Mesmo que sem um cavalo

Caminharei com meus pés

Mesmo que meus pés Cansem

Vou caminhar ….

Caminhar e Caminhar ….

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Ser o Que Realmente É

Quantas e quantas vezes não nos surpreendemos com determinadas atitudes de pessoas ou mesmo mascaras que caem em nossas frentes num passe de mágica , idealizações caem por terra e junto com elas toda a imagem que tinhamos de um determinado ser.

Tudo isso se deve a enorme incapacidade das pessoas mostrarem o que realmente são , tudo bem que se não nos controlarmos vira um inferno a vida mas são tantos os exemplos de abraços vazios que recebemos de pessoas falsas cujas quais não sentimos o calor do abraço, pessoas que com um simples toque entre os corpos percebemos que não nos dão a minima e que aquele gesto de carinho é fruto apenas de um desejo de se parecer algo que não se é ou de passar algo que não sente de verdade para agradar ao próximo conquistando assim a simpátia da pessoa.

Vestir máscaras as vezes é essencial e um mecanismo de defesa até util em nosso cotidiano porém tem que ser um artificio e não se tornar uma regra de comportamento. Ao agradar o próximo podemos estar nos esquecendo de agradar a nós mesmos e será que isso é bom ? Será que realmente nosso espirito se sente bem ao mostrarmos o que não somos e negar a nós mesmos ? Isso é a pior coisa , não importa o repudio que voce tenha por outras pessoas , a coisa fica feia a partir do momento que voce sente repulsa pelo seu próprio jeito de ser , dai muitos vão a loucura ou nos casos mais simples são notados como falsos ou antipaticos tentando ser simpáticos e acredite há diferenças e são bem perceptiveis.

Viver não é facil mas quem disse que seria?  Em momento algum explicaram pra gente antes de nascermos que nossos piores inimigos não são os externos mas sim os que estão dentro de nós nos fazendo pensar e agir de diversas formas.Lutar contra si não é facil porém é necessario sobretudo quando estamos lotados de conceitos que a sociedade nos impos ….

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Festa de São Filipe ou Aprendizados ou mes de maio turbulento ou finalização de projetos ou novos amigos ou aprendendo a respeitar as diferenças ou qualquer outra coisa

Passei quase um mes afastado do blog devido a correria que minha vida se transformou, quanto a vida social o seminario do mestre Luis Carlos tomou conta de quase todo o tempo mas não vou mentir nem tudo foram dissabores , aprendi demais nesse mês e certamente levarei lições dele pro resto da minha vida.

Participei de uma festa na paroquia São Filipe descobri o companheirismo e o sentimento de familia unida nas barracas e nas reuniões , vi cargos subirem a cabeça e confusões se formarem.

Descobri que a partir de alguns goles de alcol todos os sentimentos que tinhamos em segredo passam a serem publicos sem que voce perceba que esta falando sobre eles.

Descobri que pessoas que voce tinha um certo ódio podem ser as que voce tenham amor um dia .Ou vice e versa!

Professores rudes e que botam medo em sala de aula quando estão fora dela são totalmente diferentes .

Os trabalhos mais complicados tornam-se simples quando executados.

Todo ser humano independente de crença raça , preferencia sexual ou qualquer outro tipo de coisa merece respeito e pode ser um de seus grandes amigos .

E que não tem jeito japonesas são pessoas complexas mesmo ….

enfim pretendo retomar esses assuntos ai dando um foco maior em cada um deles …. antes disso tenho que acabar com o mes antes que ele acabe comigo ….

quinta-feira, 13 de maio de 2010

13 de Maio …

Hoje comemoramos o dia de Nossa Senhora de Fatima.

Inicio primeiramente falando sobre todas as mães cuja comemoração da data foi no domingo, todo filho carrega consigo um pouco de sua mãe assim como todo filho só esta vivo devido a sua mão.Sua projenitora o fez , guardou-o com seus cuidados durante nove meses e após muito sofrimento te mostrou a luz do mundo e o libertou para a vida.

Durante muitos anos vivvemos dependendo de nossas mães que nos dão o essencial para viver e mais alguns mimos que não vem ao caso alem claro de muito amor e carinho.Ao crescermos muitas vezes nos esquecemos disso e deixamos de lado nossas mães lembrando delas apenas em datas comemorativas fazendo-as sofrer muito não por que achem que temos uma divida de gratidão por elas terem nos dado a vida mas sim por que nos amam e esperam de nós o mesmo sentimento, o mesmo carinho , o mesmo respeito.

A primeira, a mãe das mães , a mãe de Deus , também não espera diferente das mães biologicas da gente ,Maria espera con ansia que todos os seus filhos sem excessão lhes de carinho , assim como ela nos dá enviando-nos a sua proteção , pena que muitos de seus filhos não tem a idéia do tamanho de sua importancia.

Basta raciocinar, para gerar um filho perfeito como foi Jesus não se podia ter escolhido outra a não ser a mais perfeita das mulheres em todos os sentidos , a mulher , a santa , a imaculada , a mãe das mães assim como seu filho realizou e realiza até os dias de hoje diversos milagres , concede-nos o conforto de seu colo e guia seus filhos para o melhor caminho.

Assim como uma mãe , Maria jamais desprezara os filhos que creem nela e que lhe dão sua devida importancia , não é possivel se sustentar uma religião cristã sem reconhecer a figura de Maria , assim como nós desejamos que nossas mães sejam respeitadas Jesus também deseja que Maria seja amada por todos e não destratada por ninguem.

Hoje treze de maio não é só dia de Nossa senhora de Fátima mas principalmente dia de Maria , ainda há tempo para se curvar diante do amor e do poder de Maria , ela com certeza acolherá todos os seus filhos arrependidos ….

NossaSradeFatima5

sábado, 1 de maio de 2010

Medo…

Lá estava Maria em sua sala de estar folhando um livro quando de repente seu amigo Rodrigo entrou na sala.

Rodrigo não estava nem um pouco interessado em que Maria estava fazendo , ligou a TV e se deitou no sofá.

Desse momento em diante Maria se sentiu incomodada com a presença do amigo , não queria interromper a leitura para dar atenção ao mesmo mas também não queria se passar por má anfitriã dai então decidiu continuar lendo até que seu amigo puxasse algum assunto.

Rodrigo por sua vez estava inquieto no sofá. Após um dia de trabalho intenso ele se encontrava muito cansado e necessitava do conforto de ficar deitado.Porém ele se sentia mal por não saber se sua amiga Maria se importava com a posição com que ele se encontrava em seu móvel.Ao sentir o silencio predominando no ambiente Rodrigo não tinha a certeza se deveria iniciar uma conversa com Maria ou se deveria respeitar seu momento de leitura.

Vendo ambos encabulados com a situação Maria decidiu servir um lanche ao seu amigo , levantou-se foi até a cozinha.Preparou vários sanduiches e pegou uma garrafa de refrigerante que estava dentro da geladeira e então voltou a sala.

Os sanduiches descontraíram o ambiente , Maria parecia mais solta e Rodrigo também porém mais uma vez algo volta a incomodar os dois quando o ultimo sanduiche se ressaltava no meio da mesa .

Maria não o desejava ,já Rodrigo estava louco para come-lo porém não sabia se sua amiga iria julga-lo o esfomeado por pegar o ultimo sanduiche.Maria louca para se livrar da bagunça não sabia se fazia uma força e comia-o mesmo sem o desejar ou se esperava que seu amigo o fizesse. Em meio as duvidas o sanduiche acabou ficando no prato .

Nosso casal de amigos encontrava-se em um ciclo vicioso onde nunca um ou outro tomaria uma atitude sem medo.

O medo tomava conta dos dois assim como toma conta da vida da gente .O medo é bom mas se torna ruim quando o medo passa a ser sobre o julgamento dos outros perante as nossas atitudes.Quantas vezes não temos medo de nos vestir, de agir, de pensar por termos medo do que as pessoas possam pensar de nós  ?

Sem perceber acabamos nos colocando em uma situação de julgamento sem estarmos fazendo nada de errado. Nos colocamos no banco dos réus sem querer e passamos a centralizar nossas vidas a partir do desejo das outras pessoas .Um simples gesto  acaba gerando incomodo a nossa mente devido ao sentimento de que as pessoas estão sempre a olhar e julgar todos os nossos passos .

Dessa forma passamos a viver em um mundo complicado onde não sentimos mais prazer na vida devido ao medo de que esse prazer incomode os outros , deixamos de pensar em nós mesmos para pensar no que os outros querem para nós , deixamos de tomar atitudes com medo de que elas possam ser mal vistas por alguém , deixamos nossa personalidade de lado para agradarmos as pessoas que não gostam da gente do jeito que somos .

E você caro leitor , vive essa paranóia ? Você se coloca no banco dos réus ? Pense nisso !

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Um Desabafo Que Não Concluirei

De certa forma ando meio revoltado com os rumos que tenho visto a religião que frequento tomar.A inquisição pode até me caçar depois desse texto porém não suporto mais ver tudo que acontece e ficar calado.Tudo que eu sempre fui contra está acontecendo na minha frente e com pessoas que quero bem.

Antes de entrar para a igreja católica eu a via como um lugar onde as pessoas que se encontravam velhas e sem esperança alguma de vida iam ,pessoas que já não tinham mais como lutar diante dos problemas da vida ou idosos que ja caminhavam para a morte enfim .Após um ano posso ver que a coisa é um pouco pior do que eu pensava. Tem vencedores sim que possuem grandes bens e que se encontram em uma situação de vida emocional e financeira estavel porém noto que intelectualmente as pessoas perdem um pouco ali dentro.

Terei de me controlar agora para não sofrer consequencias depois …. mas não descarto um abandono não… A coisa esta ficando insuportavel !

Até deixo um pedido ao amigo Rogério … Desenvolva um pouco um texto sobre Religião Vs Realidade . No momento me encontro meio de mãos atadas para fazer isso … Oxalá que não me ouça …

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Mestre-Sala e Porta-Bandeira. Guardiões dos Corações da Comunidade

Muitas coisas me encantam em um desfile de escola de samba.Varios elementos deslumbram nossos olhos com muitas cores , muitas formas , muitas emoções.. .Em meio a perfeição do corpo da Rainha, da beleza da passista ,da graça das baianas que nos abençoam ,da História que a velha guarda carrega consigo um elemento me chama a atenção, o casal de mestre-sala e porta-bandeira.

Eu costumo dizer que nossa vida pode ser comparada a passagem de uma escola de samba na avenida tendo em si desde a comissão de frente que nos apresenta para o mundo até a ultima ala que passa e o silencio profundo do cessar da bateria do nosso coração acompanhado das lagrimas da dispersão mas com um sentimento de dever cumprido.Pode parecer triste essa comparação por um lado mas se analizarem profundamente verão que esse devaneio do meu pensamento tem um pouco de sentido.

Desde minha infância onde pasei a acompanhar solitariamente na sala de estar e com um volume bem baixinho os desfiles o casal me chama a atenção, não só por suas roupagens luxuosas ou pelas danças mas pelo conjunto e entrosamento que necessitam para defender um pavilhão seja de qual agremiação for.

OgAAAM7ej3ii9q8_PoJGMV4D39N9J6PGqKcQHRiB2O0iEG4Vt3XZ7-0I8A1iVkUd8Xdi725hw8yAkeGVOeIcxMa6-qkAm1T1UHAI5C1foXyVoCziJy2XgxTbdEso 

Fazendo novamente um comparação com a vida o casal tem que mostrar um introsamento digno de um casamento onde há a sincronia da reciprocidade dos gestos afetivos tendo como principal missão o mestre sala cortejar a dama de uma forma romantica comparado aos jogos de sedução de um relacionamento.Como simbolo maior da escola o pavilhão representa não só a entidade carnavalesca mas também uma comunidade inteira e nas mãos da porta bandeira encontram-se todos aqueles que amam a escola e que dariam sua vida por aquele pavilhão.Como cavalheiro o mestre-sala além de cortejar sua dama tem a missão de protejer ela e seu pavilhão, protegendo assim por consequencia todos os filhos daquele pavilhão.

OgAAABiKNWWDx6NGLQQQd64ugekhNIP-TtuiLSm-xTGpz_XlCZaM0nS6bIgdoshYa-f7T2tGaM1MNhFdK-cc1uMK8LYAm1T1UGUO5fLpo8Z1Nt_8-_obt5zA7Qlp

A responsabilidade dos dois para com o desfile é enorme afinal de contas carregam o peso de serem responsaveis por um quesito inteiro.Caso ocorram erros os mesmos podem resultar na perda de um titulo ou no rebaixamento da escola.E creio eu que a sensação de um folião ao ver seu casal indo mal na avenida deve comprometer o seu desfile afinal o pavillhão ,simbolo maior da escola, sustenta o desfile junto com a bateria que da o ritmo.

OgAAACqJURDsBXagwjvgu_Dpy0D5uSM_YOe6XlNiRAMvOQnva7GtuqYkN2Fc5eZFZwSs2aIGDQ5g17KYVx9QemQ4HDcAm1T1ULyF-Sh9v-j8eRdrW0Hek47IV9y7

Contudo apesar do peso enorme da responsabilidade certamente vem o orgulho de conduzi-lo , deve ser maravilhoso saber que em suas mãos encontra-se o coração de uma comunidade inteira e extremamente gratificante por mais dificil que seja , por mais extensos os treinamentos que garantem o sincronismo , a habilidade , a perfeição e a leveza que nos causa a impresão de que os dois estão flutuando em plena avenida tamanha a entrega que ambos tem pela escola.

m05

Parabéns aos nossos guerreiros , em especial dois deles Paulinha e Pingo , eternos motivos de orgulho para nossa comunidade, sempre defenderam nosso pavilhão com respeito , garra e dedicação.Parabéns a todos os casais do Brasil que representam suas comunidades nas festividades de momo mas que porém dão sua vida nos ensaios preparatórios para melhorar a cada dia buscando insessantemente a perfeição

Terra a Vista dia 22 de Abril

Hoje dia 22 de abril comemoramos o dia do descobrimento do Brasil.Pera ai ,comemoramos ? Acho qeu não , pra ser sincero acho que ninguem nem lembrou que dia era.O país completa 510 anos …Será?

Quem disse que o Brasil só passou a existir com a chegada dos portugueses?Quem disse que ninguem chegou aqui primeiro que eles?E os indios onde ficam nessa história?

De certa forma acho que estamos corretos em deixar passar em branco a data, afinal os portugueses chegaram aqui já com as terrass repartidas com a Espanha e com muita cara de pau pra dizer que se perderam no caminho.Por mais antiquado que fossem seus equipamentos de medição de distancia em meio as altas tecnologias de hoje não creio que daria pra desviar tanto do caminho.

Levaram nossas riquezes , nossas madeiras, nosso ouro e muitas outras coisas.Deixaram-nos ensinamentos também e missigenaram bastante as raças.Temos hoje em dia uma arca de noé em relação a raças humanas , no brasil convivem pacificamente Judeus e Palestinos , no Brasil apesar de ainda ter preconceito temos todo o tipo de pesoa existente no mundo .

Não da pra ter certeza se as coisas seriam melhores se outros nos colonizassem então ficamos apenas no achismo e ja que não da pra mudar nosso passado nos contentemos com a colonização portuguesa mesmo .

domingo, 18 de abril de 2010

Sentimentos Congelados

Ao olhar as pessoas que convivem comigo fico a imaginar o que realmente tem por traz das personalidades apresentadas por elas em público.Em um mundo em que o que era o comportamento normal anterioirmente se transformou em absurdo fica complicado para as pessoas se apresentarem ao mundo como realmente são .

Perdi as contas dos inúmeros abraços vazios que recebi até agora nessa vida,pessoas que abraçam simplesmente para cumprir o ritual do bom costume de demonstrar afeto ao máximo de pessoas que puder.O afeto virou uma coisa tão descartavel que a palavra amor antes usada apenas em casos extremos em momentos intimos com determinadas pessoas cujo qual realmente tinhamos alguma relação especial virou uma coisa comum que é cuspida de nossas bocas sem mais nem menos e o sentimento que era tão quente se tornou um verdadeiro iceberg de tão gelado e falso que soa.

A palavra amigo antes desgnada apenas aos que tinhamos forte apreço hoje é colada nas costas das pessoas mesmo que nem saibamos direito quem são.Um simples desconhecido vira amigo em 5 minutos.E a pobre saudade , tão sofrida e tão bonita torna-se uma simples ferramenta de troca de um suposto aféto, principalmente quando alguem completa eu tambem estava morrendo de saudades . Mentira , Será que se a palavra magica não tivesse surgido essa pessoa que retrubuiu a teria mencionado ?

Mais falsos ainda são ois Oi tudo bem ? Esses recebemos aos montes como se realmente seu estado de espirito fosse interessar a pessoa que está perguntando , para não esticar prosa acabamos respondendo tudo sim e voce ? Me lembro do dia da morte de meu pai toda vez que escuto essa saudação. Uma prima me perguntou tudo bem ? eu ainda com onze anos respondi :Claro que não ! Ela não fez por mal mas em minha mente eu pensava o que leva uma pessoa a perguntar para uma criança que acabou de perder o pai se ta tudo bem ? A resposta a assustou ainda acreditem se quiserem.

Alguns culpam a modernidade ,dizem que ela acabou com toda a graça dos sentimentos mas fico a me perguntar sera que os casamentos arranjados possuiam algum sentimento? Sera que as amizades meramente interesseiras da época eram mais solidas ? Será que realmente os filhos não eram distantes dos país ?

Reflitam… Se for ver como diria Elis Regina Ainda Somos Os Mesmos e Vivemos Como os Nossos País !

sábado, 10 de abril de 2010

A Música Venceu …A Fascinante História do Maestro João Carlos Martins

Em meio a tantos desastres ocorridos no mundo resolvi hoje contar uma verdadeira história de superação , sei que minhas humildes palavras não chegam nem aos pés do merecimento do ser protagonista dessa história mas mesmo assim vou arriscar umas linhas.

Nosso personagem trata-se de João Carlos Martins cuja vida é digna de uma peça de teatro ainda em encenação.O maestro João Carlos Martins iniciou sua paixão pela música ainda em sua infância aos cinco anos e logo se destacou ganhando um prêmio aos 8 anos .Sua carreira a partir dai foi um verdadeiro conto de fadas , João fez muito sucesso no mundo da música clássica sendo considerado um dos maiores intérpretes do maior compositor de música erudita , Johan Sebastian Bach .

Porém o conto de fadas é quase interrompido devido a uma fratura feita em um jogo de futebol em Nova Iorque onde o mestre perdeu os movimentos da mão direita perdendo assim os movimentos da mesma .Após um longo tratamento recuperou alguns movimentos de sua mão e voltou a realizar o seu trabalho que encantava o mundo .Porém mais uma vez a bruxa malvada resolve atacar nosso querido personagem e João Carlos Martins perde novamente os movimentos devido a uma LER ( lesão causada pela realização de movimentos repetitivos ).

Dessa vez a coisa era muito mais séria e o pianista resolve então abandonar a música de vez vendendo inclusive todos os seus instrumentos , como a vida já o tinha revelado um grande lutador devido a suas dificuldades superada resolve então dedicar-se ao treinamento de boxe tornando-se assim treinador .

Com toda paixão que tinha não conseguiu ficar longe da música e voltou então a sua profissão/paixão utilizando-se da mão esquerda conseguindo excelentes resultados .Porém mais uma vez o destino prega uma peça em João C Martins . Em um assalto na Bulgária onde foi realizar um concerto recebeu golpeadas na cabeça e perdeu novamente o movimento de sua mão , agora João sentia fortes dores e se esforçava demais , devido a isso teve que desenvolver uma técnica para utilizar os dedos que ainda tinham alguns movimentos em suas apresentações .Mesmo assim suas mãos com o passar do tempo já não respondiam mais como de costume e João se vê então sem rumo.

A História fabulosa do Pianista percorreu o mundo e rendeu um documentário premiadíssimo ,vencedor assim como seu protagonista que nos serve de exemplo mediante a todas as dificuldades da vida, mas a História não para por aqui .

“Eu estava sem rumo, em 2003, já sabendo que não poderia mais tocar nem com a mão esquerda. Sonhei então, que estava tocando piano, com o Eleazar de Carvalho, que me dizia: - vem para cá, que eu vou te ensinar a reger.” - palavras de João Carlos em uma entrevista.”

Nosso vencedor passa então a regente e como em tudo que fez na vida obteve sucesso mais uma vez e diante das dificuldades motoras memoriza nota por nota provando assim seu perfeccionismo e mostrando que nada é impossível enquanto se tem um sonho .

A História de João Carlos Martins Não é só fascinante mas também nos traz a necessidade de reflexão diante das dificuldades que encontramos em nosso dia-a-dia não só nas pequenas mas inclusive nas grandes perdas . O maestro tinha um lindo sonho e o tornou real lutando para continuar sonhando mesmo com suas inúmeras limitações .

Ele não se entregou na primeira dificuldade de sua vida nem na ultima e continuou lutando e continua ainda hoje em dia .Sonhar é viver uma pessoa sem sonho é uma pessoa sem vida .Nunca devemos perder a esperança e sobretudo nunca devemos deixar de sonhar . Sonhar como diria o poeta não custa nada e quando os sonhos são colocados em pratica é melhor ainda .

O ser humano tem o dom da inteligência e a plena capacidade de desviar de suas dificuldades encontrando assim a luz no final do túnel , a saída no labirinto e a paz em meio ao Caos , tomemos essa História verídica como exemplo e vamos a luta até o fim de nossas possibilidades .

Sejam nossos problemas pessoais, sociais , políticos , econômicos etc. não devemos nunca perder as esperanças e abaixar a cabeça em meio as batalhas assim como a música venceu no caso do maestro você e também nosso país também vencerá .

João Carlos Martins não virou as costas as classes menos favorecidas e hoje em dia executa um projeto para ensinar música a jovens carentes .E mais João Carlos Martins é amante da nossa Saracura e realizou um emocionante concerto com nossa bateria pegada de macaco misturando assim o erudito com o bom samba unindo classes sociais e culturas demonstrando um talento imenso em inovar e encantar nossos olhos e ouvidos com seu trabalho mais uma vez.

Segue a baixo um pouco desse lindo momento !

Vai-Vai 2011 A Música Venceu !

Consulta ao Site http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Carlos_Martins