sábado, 2 de outubro de 2010

A Bienal e Os Urubús

Se a bienal passada ficou conhecida como a bienal do vazio e desse ano pode ser considerada a da Censura, ao adentrar no mundo esplendoroso das artes nos deparamos com as coisas mais inusitadas que vagam pella mente do ser humano. Obra de impacto e impossivel de passar despercebida já que ocupa toda a extensão do vão entre os andares, bandeira branca de Nuno Ramos traz dois urubus aprisionados em um espaço com duas estruturas pretas feitas de areia. A obra representa a morte, a morte tão misteriosa para o humem.

O urubu, simbolo de mal agoro segundo crenças antigas criadas devido ao fato de comerem restos de corpor parece que de fato não deu  muita sorte para os artistas da esposição.Começou com a censura a obra de argentinos que era na verdade uma campanha eleitoral para Dilma Russef, candidata ao cargo de presindete do país, em seguida a vez foi dos próprios Urubús, varias associações defensoras do meio ambiente defendem a retirada da obra, inumeros protestos ja foram realizados e até o Ibama ja está pegando no pé dos bichos.

 

Porém o espirito de porco estava a solta e não se contentou em urubuzar somente Nuno Ramos, Gil Vicente, artista pernambucano que retratou figuras públicas sendo assassinadas por ele viu sua obra ameaçada pela OAB que alegava que tal arte incitava a prática de violencia, Dentre as personalidades abordadas estão o Papa , Obama, Bush, Lula , Fernando Henrique Cardoso, a Rainha Elizabeth, dentre outros.Porém até o momento o artista saiu vencedor dos embates.

Os três casos relatados acima são só uma amostra, em conversas não oficiais com monitores muitas outras coisas nos são reveladas.É lamentavel que em plena época de liberdae de expressão vejamos coisas desse genêro.

Quanto aos que acham as obras de mal gosto, não importa, arte é arte, não precisa ser bonito, apenas tem que despertar algum sentimento e nisso a bienal é um sucesso.

Outra obra interessante é um tunel onde voce entra e quando descobre a saída ao olhar para traz percebe que voce estava dentro de um útero e acabou de sair por parto normal, a sensação ao mesmo tempo que é comica nos traz uma espécie de renascimento, a imagem tão chocante do orgão sexual feminino escancarado ali como se fosse no momento do parto e você saiindo dali de dentro, só sentindo pra entender.

Quem tiver a oportunidade de ir até o parque do ibirapuera não pode deixar de participar do evento que além de tudo é gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário