sábado, 16 de outubro de 2010

Pela Paz

Muitos questionam sobre a suposta descendência do homem, as suposições são diversas passando desde contos religiosos até teorias como a de Charles Darwin da evolução das espécies que estamos cansados de ouvir nas salas de aula do nosso país.

Se tudo isso é verdade não sei, mas que o homem carrega muitas vezes consigo um resquício dos seres selvagens isso não resta dúvidas, no entanto não culpo os animais por serem selvagens, eles dependem disso para sobreviver, já o homem alimenta seu lado selvagem com as mais repugnantes desculpas para partir para a pancadaria.Vivemos em um tempo em que cada vez mais não se aceita a diferença, uma simples opinião diferente pode levar um ser humano a morte devido ao fato do outro não aceitar aquilo, achando que sua verdade ou sua situação é a que deve ser aceita e cumprida, essa visão termina no triste fato da eliminação da adversidade.

Homens animais partem para a violência pelos motivos mais fúteis possíveis, a tal liberdade religiosa que tanto se destaca no Brasil não parece no entanto ter uma vida tão liberta assim, sobretudo religiões de origem africana sofrem constantemente com o preconceito de algumas pessoas que sem conhecimento delas colocam mil defeitos e medos nas cabeças das pessoas, isso sem contar os tradicionais preconceitos como com os homossexuais, negros, indígenas e qualquer que seja o motivo que fuja do “comum” para a sociedade.

Vemos jovens divididos em movimentos com o intuito de exterminar outros grupos cujos quais eles não concordam, brigas muitas vezes gerada por diferenças de gostos musicais.Por fim as torcidas de futebol que em nome de suas paixões pelos times acabam tirando a vida de outras pessoas, o que era para ser um simples divertimento vira uma luta de idealismos cujos quais nem se sabe direito o que desejam pregar, não enxergam que para o futebol o adversário é essencial, se todas as pessoas do mundo torcessem para o mesmo time que graça teriam os campeonatos e os títulos?

A competição que era para ser uma coisa para suprir nosso instinto de competitividade acaba gerando desentendimentos por parte de seres que não aceitam as diferenças que são tão essenciais para a sobrevivência humana. O que seria do Homem sem a natureza, o que seria do branco sem o preto, o que seria da luz sem as trevas?

Vivemos num sistema e interdependência, para existir um sim tem de existir um não, para torcermos para um time tem que haver a existência do outro e graças a isso a brincadeira tem seu sabor especial.

Esse texto é uma singela contribuição do blog a campanha realizada pela amiga @AndreaDestefani no twitter #paznastorcidas . A campanha nos chama para uma reflexão pela paz creio que não só nas torcidas mas com um apelo para a extensão da paz no mundo todo, em todos os aspectos.

Assim como o jovem João Henrique Mendes Xavier Viana perdeu sua vida no Paraná à um ano atrás com apenas 21 anos, muitos jovens perdem suas vidas devido a intolerancia do ser humano que apesar de racional age como se não tivesse a capacidade de pensar, pensar no bem comum , pensar no outro .

Links

Blog de Andrea Destefani

 http://coisasdecasados.blogspot.com

Twitter

http://twitter.com/AndreaDestefani

Para contribuir com a campanha utilize a tag #paznastorcidas em suas mensagens e passe essa idéia a diante !

Nenhum comentário:

Postar um comentário