Apesar da massificação da informação através da internet, algumas dúvidas ainda persistem nos profissionais, para quem está em busca de uma oportunidade de trabalho por exemplo as principais são referentes a montagem de sua apresentação profissional através do currículo e de como se portar nos ambientes em que realizam-se as entrevistas de emprego.
Há alguns meses montei um material para auxilio nesses assuntos, mas antes de disponibilizar o link vou descrever algumas dicas básicas.
No CV
1- Seja direto - lembre-se de que o recrutador tem diversos currículos para analisar, textos muito longos tendem a ser superficialmente lidos, vá direto ao ponto.
2-Defina seu objetivo - Na análise o recrutador irá efetuar o encaminhamento de acordo com suas competências e experiências descritas, deixar claro seu objetivo evita por exemplo um contato para uma área em que você não deseje trabalhar.
3-Destaque seus pontos positivos - Diga sempre no que você foi útil em seu emprego, ressalte as conquistas e realizações alcançadas com o seu trabalho, se não tiver experiência cite qualidades observadas no meio acadêmico.
4-Gramática - Verifique possíveis erros de linguagem, peça a um amigo para avaliar antes de finalizar a confecção, a detecção de erros desse tipo pode desclassifica-lo mesmo antes da entrevista.
5-Destaque seu interesse por aprimorar-se - As empresas buscam candidatos que demonstram interesse por sua evolução pessoal, ou seja participe de cursos e palestras de atualização profissional, invista em sua educação mas cuidado, coloque sempre cursos pertinentes a área da empresa ou da vaga em aberto. Para uma empresa do ramo de engenharia por exemplo pouco importa que você tenha feito um curso de corte e costura.
Na entrevista
1-Chegue sempre no horário combinado - O ideal é chegar com 15 minutos de antecedência, mais cedo que isso demonstra ansiedade e chegar depois do horário combinado é prejudicial a sua imagem. Em caso de imprevistos no meio do caminho comunique o recrutador.
2-Vestuário - Tome cuidado com o tipo de roupa utilizada, há empresas muito rígidas nas vestimentas, outras nem tanto mas não podemos tirar conclusões precipitadas, procure utilizar roupas discretas.
3-Evite dar detalhes da vida pessoal - Os profissionais que efetuam as entrevistas não são psicólogos, atenha-se a responder apenas o que lhe foi perguntado.
4- Nunca fale mal do seu ultimo chefe ou emprego - Além de ser uma atitude anti ética, lembre-se, nunca se sabe o dia de amanhã, tendo tal atitude a empresa já saberá qual será sua postura diante de uma demissão.
5-Não tente atuar - Os profissionais são capacitados para identificar sua personalidade, não demonstre ser o que não é, a naturalidade é primordial.
Antes de aceitar uma vaga de emprego, ou mesmo uma entrevista verifique a compatibilidade com seus objetivos, o tempo de trajeto, suas perspectivas futuras, afinal não há nada pior do que sentir arrependimento depois de contratado. Muitas vezes o emprego é onde passamos a maior parte do tempo de nossas vidas. Tome cuidado com isso.
Segue link da apostila.
https://drive.google.com/file/d/0BypFUqa40kvCYjFoekhZNXBFRkU/view?usp=sharing
Nenhum comentário:
Postar um comentário