sábado, 4 de junho de 2011

Nossa Pátria, Nossa Lingua

Uma sociedade tem varias coisas que à caracterizam, dentre elas uma das mais importantes é sua língua, no caso da brasileira em especial possuímos uma das línguas mais elaboradas do mundo, temos várias palavras para falar a mesma coisa e as construções de nossas frases dão um tom tão especial que a arte fica de certa forma mais bonita. Jogamos com as palavras como se fossem tintas no quadro de um artista e fazemos do papel e da caneta dois instrumentos de uma linda pintura em forma de palavras.

Desde pequenos aprendemos que existe a forma culta e a forma coloquial da língua, afirmar que a forma coloquial é um direito é de certa forma uma grande exclusão social pois podemos muito bem a falar nos bares, esquinas e situações cotidianas mas no âmbito social que comanda nossa nação não seremos ouvidos se assim fizermos.

Na verdade o jogo é mais ou menos assim, te damos o direito de ser o que é, mas por outro lado não venha nos infernizar com seus problemas e suas idéias revolucionarias já que estamos fazendo com que você nem sequer consiga as colocar no papel para que assim possam ser analisadas.Temos sem duvida alguma uma das populações mais criativas do mundo mas porque isso tudo não é valorizado ? Porque matam seu poder com a falta de educação dando a desculpa de que tudo isso é devido a diferença social, temos escolas para ricos e pobres, seus conteúdos são diferentes, porque será ?

Somos criados em um mudo feito para pensarmos que o feio é bonito e simplesmente é assim, algumas desculpas usadas para que nos conformemos com o errado são esdrúxulas e mesmo assim acabamos engolindo guela à baixo pois assim nos foi ensinado.

Não estou aqui condenando o regionalismo, as diferenças culturais, estou simplesmente fazendo um clamor pela nossa pátria, para que não mais ela seja conhecida como a pátria de chuteiras mas sim como a pátria da ordem, a pátria do progresso, a pátria da tecnologia, da medicina avançada, das políticas de inclusão sociais, e principalmente da EDUCAÇÂO, é muito mais fácil admitir o errado como certo do que ensinar o certo e se esforçar para amenizar o errado.

MANGUEIRA 2007

 

Quem sou eu
Tenho a mais bela maneira de expressar
Sou Mangueira...uma poesia singular
Fui ao Lácio e nos meus versos canto a última flor
Que espalhou por vários continentes
Um manancial de amor
Caravelas ao mar partiram
Por destino encontraram Brasil...
Nos trazendo a maior riqueza
A nossa língua portuguesa
Se misturou com o tupi, tupinambrasileirou
Mais tarde o canto do negro ecoou
E assim a língua se modificou

Eu vou dos versos de Camões
As folhas secas caídas de Mangueira
É chama eterna, dom da criação
Que fala ao pulsar do coração

Cantando eu vou
Do Oiapoque ao Chuí ouvir
A minha pátria é minha língua
Idolatrada obra-prima te faço imortal
Salve... Poetas e compositores
Salve também os escritores
Que enriqueceram a tua história
Ó meu Brasil
Dos filhos deste solo és mãe gentil
Hoje a herança portuguesa nos conduz
à estação da luz

Vem no vira da Mangueira vem sambar
Meu idioma tem o dom de transformar
Faz do Palácio do Samba uma casa portuguesa
É uma casa portuguesa com certeza

Nenhum comentário:

Postar um comentário