sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Eu Perdi Minha Identidade Para Uma Novela Das Oito

Bem,hoje fiquei muito lisonjeado ao receber uma sugestão do meu professor e acima de tudo amigo Rogério que leciona na Etec José Rocha Mendes , ele disse pra eu postar mais coisas no blog e falou que eu levo jeitop ra tal e um elogio vindo de uma pessoa com o conhecimento dele não é pra ser desperdiçado então resolvi começar hoje mesmo postando dois textos que estavam dentro de minha “gaveta”,um que fala sobre comportamento e um sobre política, na verdade eles foram escritos com o intuito de serem publicados no jornal da igreja aqui do bairro do qual eu faço parte da equipe de reportagem mas como não foram utilizados até o momento não vou deixa-los guardados no fundo de uma gaveta , quando escrevemos colocamos nossa alma nos textos e eles são como filhos que são criados e depois precisam ser libertados
Espero que gostem . O primeiro tem o titulo do Post EU PERDI A MINHA IDENTIDADE PARA UMA NOVELA DAS OITO
Segue o texto ...
Dia desses eu conversava com uns amigos quando de repente o assunto cessou e eu fui surpreendido com uma expressão; “are baba” diante de tal fato fiquei em estado de inércia e passei a devanear em pensamentos.Quando eu estava prestes a reaprender o meu amigo ouço a voz de uma famosa ancora de telejornais que nos acompanha todas as noites naquele famoso jornal da mais poderosa emissora do Brasil.Ela dizia algo sobre o crescimento das industrias brasileiras em meio a crise financeira e soltou a seguinte expressão:”Os números do setor foram bastante auspiciosos para os investidores”.Nesse momento engoli a seco as palavras que iria dizer ao meu querido amigo e passei a refletir algumas coisas que quero compartilhar com você caríssimo leitor.Eu poderia citar também aqui uma música de Martinho da Vila em que o compositor fala de Noel Rosa em homenagem ao seu centenário ele diz que Noel veio ao planeta nos auspícios de um cometa, quanto aos exemplos de expressões fico por aqui.
No entanto a novela não influencia somente nas palavras que as pessoas passam a utilizar, mas também no modo com que as pessoas passam a se comportar e até mesmo na maneira como educamos nossos filhos ou na nossa própria maneira de ser, de pensar e de agir.Varias vezes me deparei com produtos sendo vendidos nas ruas e multidões comprando os mesmos por se tratar de um adorno usado por uma personagem de uma novela que fazia muito sucesso na época.
Agora convido você caro leitor, a refletir a seguinte questão: Se a novela tem o poder de fazer todas essas coisa citada anteriormente em pessoas famosas e com certo grau de conhecimento imagine os valores que ela pode passar aos nossos filhos que ainda estão em processo de formação. As crianças passam a ter contato com valores que não são corretos e desde cedo já são moldadas com os conceitos do mundo moderno que remetem ao consumismo e ao prazer imediato acima de tudo e as gerações futuras passam a ser contaminadas com tais conceitos.
Agora pensemos nos adultos já formados que assistem elas e passam a concordar com tudo o que é dito e vivido nos folhetins diários. Trazem para suas vidas inúmeras coisas que são realizadas em suas novelas favoritas e tais coisas passam a fazer parte do seu cotidiano e transformando suas identidades já formadas graças a novela que assistem, ou seja, acabem perdendo suas identidades para uma novela das oito.
Há também pessoas que passam a programar suas vidas de acordo com os horários das novelas e se privam de outras coisas que seriam certamente proveitosas como a leitura de um bom livro,dar prestigio a uma peça de teatro, a um ensaio de escola de samba que é totalmente ligada a cultura do país mas não há algo mais importante na vida das pessoas ;assistir ao capitulo inédito da novela.
E assim cada dia mais a sociedade vêm sendo manipulada sutilmente pelos meios de comunicação e não se dão conta . isso é o que dói mais. Vejo pessoas extremamente inteligentes como meu amigo citado no começo do texto deixando suas identidades serem levadas por água a baixo e sendo moldadas pela mídia perdendo seu senso critico e a capacidade de opinar.

Um comentário:

  1. O triste é q é difícil disputar a atenção com a novela das 8, e é mais difícil ainda saber q ela deturpa a mente dos humildes brasileiros.
    Quando voltar as aulas me lembre de contar um causo meu sobre disputa de atenção com a novela

    ResponderExcluir